MINHA PESQUISA
Produção acadêmica
Participação em eventos
DOUTORADO - UFF
Produção Acadêmica
Novembro de 2023
Em 2023, recuperamos algo do formato original do Sappil-Linguagem: ele ocorrerá em uma semana, mas com a possibilidade de sessões presenciais e remotas. A experiência com o uso das tecnologias digitais promovida nos últimos anos permitiu reconhecermos a produtividade e a eficácia de encontros mediados pelo computados para algumas finalidades. Além disso, o Sappil se mantém sendo realizado, neste ano, com o Seminário de Egressos, formando a dupla Sappil & Sepel: Estudos de Linguagem.
Outubro de 2023
Nesta segunda edição, o Enala terá, como eixo orientador, o tema TransFormAções pela Vida e proporcionará reflexões sobre os impactos das linguagens nas mais diferentes práticas sociais da contemporaneidade.
O ENALA é um evento idealizado com o objetivo de ampliar, para âmbito nacional, as ações desenvolvidas no escopo do GEDEALL, que, anualmente, promove diversas ações de ensino, pesquisa e extensão no campo da Linguística Aplicada (LA). Nesse sentido, busca fomentar debates e interações com uma comunidade mais ampla de pesquisadoras/es do campo da LA e áreas afins, trazendo o Brasil para dialogar com os estudos que são realizados em Alagoas e no Nordeste Brasileiro.
Junho de 2023
Organizado na modalidade remota, o terceiro SEMINÁRIO DE POLÍTICAS LINGUÍSTICAS CRÍTICAS (SPLC) tem como objetivo promover diálogos interdisciplinares, em especial com o foco em temáticas que viabilizem o debate e a reflexão conjunta acerca da relação entre políticas linguísticas e colonialismo, globalização, capitalismo, gênero e raça, em uma perspectiva crítica. O evento reúne pesquisadoras(es) nacionais e internacionais que atuam em distintos campos do saber.
Agosto de 2022
O I Seminário Brasileiro sobre Estudos linguísticos, literários, educacionais e novas tecnologias uma foi uma ação organizada e realizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem (NEP-Linguagem) do Câmpus Valparaíso de Goiás do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), no período de 10 a 12 de agosto de 2022 e conta com o apoio financeiro do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PROAPP) do IFG. O evento incluiu palestras de convidados, 11 Grupos de Trabalhos com as comunicações orais que passaram na avaliação cega por pares e oficinas.
Maio de 2022
Tive a honra de ser convidado a apresentar minha pesquisa de doutorado na Fundação Souza Marques para a abertura do XI Lingua(gens) em ação. Nesse dia, pude compartilhar minha pesquisa com a comunidade acadêmica da Faculdade de Letras e conversar sobre videogames e outras tecnologias digitais
O Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários foi um evento promovido pelos cursos de Licenciatura em Letras – Português e Inglês e Letras – Português e Espanhol da Universidade Federal do Triângulo Mineiro em parceria com o Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Unidade UFTM (Profletras/UFTM). Realizado online, o evento desenvolveu diversas discussões sobre formação de professores e sobre o impacto das novas tecnologias. No grupo de trabalho específico no qual trabalhei, pude compartilhar minha pesquisa com professores e professoras interessados em melhor compreender o papel dos games no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.
Maio de 2022
Abril de 2022
O evento, realizado online e organizado de forma interinstitucional entre o Programa de Pós-Graduação em Letras, da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras, da Universidade Federal da Grande Dourados e o curso de Letras da Universidade Federal do Maranhão, campus de São Bernardo, envolveu trabalhos e discussões sobre diferentes vertentes e aplicações para a Análise do Discurso. Meu trabalho, um recorte da minha tese, feito a partir das aplicações dos jogos digitais para os estudos do discurso, gerou conversas interessantes que me indicaram direções pertinentes de trabalho em subjetividade e novas tecnologias
Novembro de 2021
A edição 2021 do Sappil (Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF), realizada em novembro daquele ano, foi inteiramente on-line este ano devido à crise sanitária causada pelo covid-19. Isso não impediu, entretanto, que as discussões fossem tecidas com todo o rigor e diálogo aberto que eventos como proporcionam. O simpósio em que participei foi composto por discussões de pesquisas em andamento e recebeu o feedback do professor doutor Daniel Ferraz. Em meu trabalho, apresentei o capítulo autoetnográfico de minha tese, onde discuto como video games afetaram a minha existência periférica
Setembro de 2021
Em setembro de 2021, pude participar do VIII Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas. Com o tema "Formação de Professores de Línguas em Tempos de Crises Sociais: Construindo Reexistências", o congresso reverberou as preocupações e reflexões de pesquisadores sobre os efeitos da pandemia sobre a prática docente. No grupo específico em que participei, tive a oportunidade de conversar sobre as diferentes leituras do fenômeno da pandemia e como a crise presente se mostrou um revelador de várias outras crises que encarávamos a anos.
Junho de 2021
Em 18 de junho de 2021, tive o prazer de apresentar uma comunicação intitulada "Video Games e Habilidades do século XXI: Contribuições a partir da Educação Linguística", em que compartilhei minha pesquisa envolvendo os estudos dos videogames por uma perspectiva sociolinguística.
O feedback muito atento e as discussões da conferência me ajudaram a pensar minha pesquisa e seu andamento, reforçando a importância do estudo de videogames pela Linguística Aplicada e seu papel da linguagem na compreensão e de nossa sociedade e cultura.
A discussão gerou um artigo para os anais do evento, que realiza os resultados daquelas discussões.
Maio 2021
Em 3 de maio de 2021, apresentei a comunicação de abertura da Oficina Usando a plataforma de teleconferência RNP junto à Fabrícia Andrade. Apresentamos uma perspectiva teórica para contemplar as questões que cercam o uso de novas tecnologias na Educação Linguística no contexto da pandemia.
A fala e subsequente discussão contribuiu para o entendimento de minha própria pequisa, ressaltando o peso da pandemia sobre as práticas docentes e discentes das quais participo dentro e fora da academia.
Novembro 2020
A edição 2020 do Sappil (Seminário dos Alunos dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras / UFF), realizada em novembro daquele ano, foi inteiramente on-line este ano devido à crise sanitária causada pelo covid-19. Isso não impediu, entretanto, que as discussões fossem tecidas com todo o rigor e diálogo aberto que eventos como proporcionam. O simpósio no qual participei foi composto majoritariamente por colegas de orientação - mestrandos e doutorandos - em diversas fases de suas respectivas pesquisas. A troca de olhares sobre os trabalhos foi bastante inspiradora e me ajudou a rever minha pesquisa por outra ótica, o que me fez repensar certos aspectos teórico-metodológicos. O trabalho que apresentei é resultado de uma série de trabalhos outros desenvolvidos durante as disciplinas do doutorado que cursei durante o ano de 2020. Portanto, a produção resultante desta apresentação, submetida aos anais do evento, é um estudo piloto - se é que pode-se chamar assim - da tese de doutoramento em andamento.
Maio 2019
A V JELT (Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia) foi um evento realizado no Instituto de Letras da Unicamp em maio de 2019. Neste evento, pude apresentar o trabalho derivado de um recorte de meu pré-projeto de doutorado. Os diversos trabalhos apresentados e discussões tecidas foram fundamentais nessa fase inicial, principalmente no que tange o escopo do projeto. O trabalho de mesmo nome escrito a partir da apresentação e das conversas com os pesquisadores presentes foi publicado nos Anais da V JELT em fevereiro/2020.
MESTRADO PUC-RIO
Produção Acadêmica
Defendido 26 de abril de 2018
Resumo: Com o objetivo de investigar a polarização entre Ciência e Conspiração (BESSI et al, 2016) - questão cada vez mais relevante quando consideramos o crescimento da internet como espaço de aprendizagem colaborativa - proponho uma análise de natureza qualitativa-interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2005) da seção de comentários do vídeo Fomos a Lua? do canal Nerdologia. Para tal, tomo por base a concepção sociossemiótica de linguagem (HALLIDAY; MATHIESSEN, 2014; MARTIN, 2016), com o aporte da Linguística Sistêmico Funcional utilizando o Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005; TAVARES, 2014; VIAN JR, 2012). Nessa perspectiva, a pesquisa se alinha aos princípios da escrita-em-interação (BULLA, 2014), entendendo que a comunicação mediada por computador (CMC) reconfigura aspectos da interação face-a-face na escrita. A metodologia adotada é a análise documental (TAVARES, 2014), por favorecer a observação de fatores relevantes no processo de maturação de indivíduos e sociedades (APPOLINÁRIO, 2009 apud SOBRINHO, 2015). Resultados sugerem que a polarização cria Comunidades Imaginadas (ANDERSON, 2008; HARJU, 2016), agrupamentos humanos caracterizados pela falta de um critério para sua comunhão, que é baseada não necessariamente em um laço social, mas na crença (imaginação) de um laço social. Tal critério frágil de comunhão pode fazer com que a Comunidade Imaginada polarize suas discussões, com uso de recursos de Engajamento e Gradação (MARTIN; WHITE, 2005; WHITE, 2015) para limitar posicionamentos opostos e potencializar seus próprios. Proponho que o uso dos recursos avaliativos demonstra duas potencialidades de tais comunidades: a solidariedade na manutenção do grupo e o cinismo na resolução de conflitos. O modo de operação das Comunidades Imaginadas chama atenção ao que julgo ser o inerente conflito no uso do YouTube para a divulgação científica, uma vez que se define, ao mesmo tempo, como uma plataforma de aprendizagem on-line colaborativa (FINARDI; PORCINO, 2014) e como grupo de afinidade (BARTON; LEE, 2013).
Setembro 2017
No IX Siget (Simpósio de Gêneros Textuais) ocorrido na UFMS, participei do simpósio sobre gêneros e multimodalidade, onde discutimos a influência da internet e a maneira como ela recontextualizou a discussão sobre gêneros. O simpósio motivou a publicação de um livro (Gênero Realoding) no qual contribuo com um capítulo baseado nesta apresentação.
Setembro 2017
No XIII Felin (Fórum de Estudos Linguísticos), realizado na UERJ Maracanã em setembro de 2017, pude apresentar os dados de minha dissertação em foma de comunicação oral e discutir a importância de meu e vários outros trabalhos com tecnologias digitais para o estudo de linguagens. Um artigo baseado nesta apresentação foi publicado em Novembro do mesmo ano na Revista Hipertextus.
GT TEIAS PUC-RIO - 2017
Julho 2017
O Teias (ocorrido na PUC-Rio em 2017) foi um simpósio realizado pela parceira entre os institutos de design, letras e comunicação social. No grupo de trabalho em que participei, discutimos questões relacionadas à comunicação mediada por computador e à implementação crítica de tecnologias no ensino superior.
Março 2017
O trabalho intitulado Uma breve análise contrastiva da produção de humor em ambientes online foi apresentado no Congresso da Abralin em março de 2017. Embora o trabalho não fosse mais relevante para o projeto de mestrado, os diálogos sobre a internet e multimodalidade foram altamente relevantes para condução da minha pesquisa.
Outubro 2016
A X Jornada de Estudos do Discurso, sediada na PUC, foi uma oportunidade de apresentar um dos trabalhos que desenvolvi durante o ano (Weekly Weird News) em forma de comunicação oral, discutindo trabalhos sobre o audiovisual em diferentes contextos. Pude terminar o primeiro ano de mestrado com discussões que me incentivaram a continuar estudando a linguagem na internet e me deram uma nova perspectiva sobre o meu projeto, quando optei por me focar no estudo das comunidades na internet.
Novembro 2016
O Eneall foi realizado na UFRJ em novembro de 2016. Nesse encontro, pude participar de um mini curso sobre o uso de filmes na sala de aula de língua estrangeira. Pude também discutir o uso de gêneros discursivos na sala de aula em diferentes contextos, incluindo questões relacionadas ao letramento crítico e ao uso consciente da internet.
Julho 2016
O Conelp (Congresso Nacional de Ensino de Língua Portuguesa) foi um evento realizado na Uerj Maracanã em julho de 2016. Neste congresso, pude apresentar o trabalho final da disciplina de Introdução à Linguística Sistêmico-Funcional (cursada na PUC no primeiro semestre de 2016) e tecer discussões interessantes sobre o ensino/aprendizagem de leitura de textos na internet.